Objetivos e Princípios do Programa BIOCLIMA PARANÁ

Araucárias - Foto: HFS

As ações focadas na conservação da biodiversidade podem contribuir na manutenção das condições tanto dos meio biótico, abiótico e nas condições climáticas.

Considerando as inúmeras funcionalidades das florestas, em especial para manutenção dos processos ecológicos (captação de carbono atmosférico), atuando como reguladora do clima o programa BIOCLIMA PARANÁ propõe a adoção de estratégias que objetivem a conservação da biodiversidade, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas globais.

Objetivos:

  • Estabelecer estratégias e incentivos para a conservação e recuperação da biodiversidade no Paraná de forma a contribuir para minimizar alterações climáticas globais;
  • Demonstrar mecanismos que poderão ser apresentados à comunidade internacional como modelo de desenvolvimento sustentável a ser replicado (COP11, COP18, Copa do Mundo 2014).
  • Especial ênfase a operacionalização da remuneração por desmatamento evitado (REDD+) com participação dos usuários, produtores detentores e beneficiários da biodiversidade paranaense.

Recomendar esta página via e-mail: