Apresentação


Florestas no estado do Paraná - foto HarveyFS

Programa BIOCLIMA PARANÁ

Serra do mar no Paraná - foto HarveyFS

O PROGRAMA BIOCLIMA PARANÁ propõe alternativas desafiadoras, inovadoras e de grande impacto nacional e internacional. Objetiva a conservação, recuperação da biodiversidade e intervenções para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, por meio de incentivos e novos mecanismos de gestão ambiental. O desafio será envolver diversos segmentos da sociedade, conscientes das necessidades de maior participação frente à realidade ambiental global.

Será operacionalizado o mecanismo de desmatamento evitado (conhecido como REDD+) e de compensação por emissão de carbono, destinando os recursos para ações de conservação da biodiversidade. De forma inovadora pretende-se implementar o Pagamento por Serviços Ambientais, conforme previsto no plano de governo, definindo fundamentalmente uma questão:

quem utiliza serviços da biodiversidade, pode e deve contribuir para manutenção e incremento das florestas que prestam inúmeros serviços ambientais!

O programa será imprescindível para a conservação e recuperação da biodiversidade do Estado do Paraná, que ainda apresenta áreas naturais de relevante importância biológica e alta fragilidade ambiental, e para as questões relacionadas às mudanças climáticas. Assim, de forma inédita, o Estado do Paraná apresenta um Programa inovador em toda sua concepção e lastreado por um embasamento técnico científico sem precedentes, desenvolvido com a participação de técnicos de diferentes instituições governamentais, de instituições de ensino e pesquisa e de ONG’s.

Com o compromisso assumido de fazer do Paraná um Estado onde o desenvolvimento seja aliado dos processos de sustentabilidade ambiental e social, lançamos o Programa Bioclima com a confiança de que será um marco histórico para a conservação do meio ambiente paranaense e para a melhoria do clima no Planeta.

Governo do Paraná
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Recomendar esta página via e-mail: